• .

  • .

  • Seu sonho tornando realidade

  • Voo por instrumento IFR

  • Curso teóricos de PP e PC

No dia 29 de março de 1938 foi divulgada a seguinte nota no Jornal de Piracicaba:

"Consoante ouvimos de pessoa inteiramente ligada ao bravo aviador Hoover, esse piloto pretende estar em nossa terra nos dias 1, 2 e 3 de abril próximo, afim de estudar a possibilidade de ser fundada em Piracicaba uma escola de aviação."

Não soubemos se o bravo aviador veio para Piracicaba ou não, mas a notícia mexeu com o piracicabanos e no mesmo dia fora fundado o Aeroclube de Piracicaba.

No dia 26 de Abril de 1938 foi realizada a primeira eleição para diretoria do Aeroclube, foram eleitos: Sr. Celso Ayres Monteiro como presidente, Dr. Jorge Pacheco Chaves como vice-presidente e Sr. Eduardo Lucato como 1º tesoureiro.

Aconteceu no dia 15 de maio de 1938, uma reunião histórica, pois na mesma tratou-se da aquisição do seu primeiro avião. Na mesma ocasião foi endereçado à prefeitura um ofício solicitando a contrução de um hangar , no campo de aviação em frente a Escola de Agronomia, bem como um auxílio de 5 conto de réis para a compra do avião. 

No dia 12 de junho de 1949 o Jornal de Piracicaba anúnciou a inauguração da nova sede do Aeroclube com a seguinte nota:

"No Aeroporto 'Comendador Pedro Morganti', consoante notícia que publicamos, efetuar-se-á hoje, às 15 horas, a cerimônia de inauguração da nova sede do Aeroclube de Piracicaba, empreendimento que vem marcar mais uma etapa no seguro progresso de nossa entidade aviatória."

 

(Trechos retirados do livro: Asas de Piracicaba de José Luiz Guidotti)

 

Contar mais de 70 anos de hisória do aeroclube num pequeno texto é impossível, mas são centenas de histórias que merecem ser contadas, para conhecer todo o trajeto do aeroclube você pode ler a obra do falecido José Luiz Guidotti, que registrou com detalhes todo esse percurso.

 

Em todos esses anos de atividades, o Aeroclube de Piracicaba já formou centenas de aviadores que estão espalhados pelo mundo em diversas companhias aéreas ou empresas. Muitas aeronaves também passaram pela frota do Aeroclube, marcando gerações de pilotos, despertando o sonho em crianças e até mesmo em adultos que são apaixonados pela aviação.